segunda-feira, 3 de março de 2008


Saiba como evitar a inveja

A inveja é uma inimiga poderosa, que pode atacar qualquer pessoa, pois atua sempre a partir da frustração e da cobiça do ser invejoso.

Desde a infância ouvimos falar de "olho gordo", "olho mau", "quebranto", que alguns, mais supersticiosos, para evitar qualquer risco, também chamam ironicamente de "olho bom".

Existem muitas pessoas que benzem o "mau-olhado", com palavras propiciatórias, com preces, com água e óleo, entre outras práticas especiais, já que a inveja carrega uma energia muito negativa e, por isso mesmo, perigosa. Qualquer tentativa de escapar dela, acaba por parecer válida.

Às vezes, quando conseguimos algo que queremos muito ou quando ganhamos um lindo presente, a alegria corre o risco de se revestir de um certo tipo de poder, que nos leva até a pensar "as pessoas vão morrer de inveja de mim". Pronto! Basta uma atitude mental desse tipo e as portas se abrem para a entrada da cobiça alheia. Funciona como um "gol contra". O pior é que funciona, mesmo com quem não acredita nesse tipo de possibilidade.

Como impedir esse contratempo? Sempre que o objetivo for alcançado e proporcionar uma maravilhosa sensação de alegria, é necessário rejeitar os sentimentos de poder, pensando da seguinte maneira: "as pessoas vão perceber meu bom merecimento. Isso que consegui, ganhei por justiça".

Agindo assim, é possível driblar a inveja e impedir as más energias.

Nenhum comentário: